A identidade visual consiste em um conjunto de ações que são usadas para representar um produto ou um serviço e, consequentemente, uma empresa. Dentro deste conjunto de ações está a criação de elementos tais como como cores, formas e textos que traduzem todo o conceito da marca por trás do seu negócio.
Mas, como criar uma identidade visual que seja um grande diferencial entre os concorrentes? Neste guia, traremos as respostas para essas dúvidas e mostraremos o poder da identidade visual para o seu negócio.
Primeiro de tudo: o que é identidade visual?
A identidade visual é basicamente o conjunto de elementos que representa uma marca. Ela existe para que as empresas sejam diferenciadas e digam, a partir de elementos visuais, quem são e o que vendem.
O primeiro elemento que cria a identidade visual de uma marca é o logotipo. A criação do logotipo é uma etapa muito importante no desenvolvido do seu negócio e deve ser feita por um profissional da área de design, porque esse processo vai muito além do que apenas a criação de um símbolo.
O profissional irá estudar e abordar todo o processo de desenvolvimento e conceitos a serem inseridos no logotipo, incluindo formas corretas de utilizá-lo nos sistemas de comunicação visual, para criar um logotipo condizente com o seu negócio.
Dessa forma, a identidade visual é o que torna possível uma boa comunicação, e é por meio dela que será possível influenciar o ponto de vista de clientes e de potenciais clientes. Se você quer que a sua empresa se destaque no mercado, é preciso estar ciente de que a identidade visual é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer negócio.
Uma boa identidade visual faz com que sua empresa apareça e seja lembrada entre os clientes e, portanto, é essencial ter em mente que a identidade visual deve ser impactante.
E eis aqui a primeira dica para a sua empresa se destacar entre os concorrentes: criar uma identidade visual capaz de gravar a marca na mente das pessoas.
Identidade visual engloba só a criação do logotipo?
A resposta é simples: não. Hoje em dia, muitas empresas de tecnologia e inteligência artificial investem em estudos e pesquisas que mostram a reação das pessoas ao serem postas diante de cores, texturas e designs diferentes e, em meio a tanta tecnologia, fica fácil identificar a reação dessas pessoas quando colocadas diante desses elementos.
Grandes empresas fazem sucesso mundo afora por terem construído uma identidade visual que se tornou um forte diferencial no mercado. Veja a Amazon ou a mesmo a Magazine Luiza, por exemplo. Elas investiram em criar uma forte identidade visual para chegarem aonde estão hoje. O logotipo da Amazon está repleto de significados. Mas será que foi só isso que tornou a amazon a empresa mais valiosa do mundo?
É fato que cores, texturas e designs atrativos chamam a atenção de qualquer pessoa e existem diversas pesquisas em design visual que exemplificam isso. A experiência do cliente com o serviço começa com o contato que este tem com o seu logotipo. e por isso é uma etapa muito importante, mas existem outros fatores dentro da questão da identidade visual que vão além do contato com o seu logotipo.
Para empresas que atuam em lojas físicas, por exemplo, o design da embalagem dos produtos é um fator de identidade visual extremamente importante para o seu negócio. Através do contato do cliente com uma sacola personalizada, por exemplo, ele também atribui valor à sua marca.
Uma loja de joias, por exemplo, que trabalha com produtos caros, precisa pensar em oferecer os seus produtos em embalagens elegantes e luxuosas, condizentes com os produtos que estão vendendo. Então não faria sentido para essas lojas venderem os seus produtos em sacolas plásticas personalizadas modelo alça camiseta, por exemplo e talvez fizesse mais sentido oferecer os produtos em sacolas de papel.
Veja só como isso está diretamente atrelado com identidade visual. Se você, como cliente, vai até uma loja determinada, já está criando uma expectativa não apenas sobre o produto, mas em como ele vai estar embalado.
Se você vende um determinado produto e o cliente vai até a sua loja ele espera encontrar embalagens personalizadas condizentes com aquele produto ou serviço que você está vendendo.
E eis aqui a segunda dica para a sua empresa se destacar entre os concorrentes: invista no marketing de sacolas personalizadas.
Fortalecendo a sua marca com o marketing de sacolas personalizadas
Recentemente, publicamos neste blog um guia sobre a importância das sacolas personalizadas para o seu negócio. Neste guia, abordamos o quanto a identidade visual criada pelo marketing das sacolas personalizadas é um dos pontos fortes que uma empresa pode conquistar no mercado.
As sacolas personalizadas refletem os valores da sua empresa e, utilizadas em harmonia com os padrões gráficos do seu logotipo e textos, podem ser muito eficazes e até mesmo motivar uma decisão de compra.
Com tanta tecnologia disponível hoje é impossível não ser criativo e surpreender o cliente adaptando os seus valores às sacolas, criando sacolas personalizadas que serão reconhecidas como a marca registrada da sua empresa, a sua identidade visual.
É por isso que a escolha de profissionais especializados em marketing de sacolas personalizadas é uma etapa que deve ser acompanhada com muita atenção e cuidado, assim como a etapa de criação de logotipo.
A criação do layout e produção das sacolas é essencial para obter sucesso entre os clientes, que se sentem extremamente satisfeitos ao receber o produto que comprou em uma sacola elegante, ao ponto de tirar foto do produto embalado na sua sacola personalizada, postar em uma rede social e marcá-lo.
Esse tipo de satisfação leva a uma publicidade espontânea e funciona como uma ótima maneira de atrair novos clientes.
Identidade visual, marca e branding
Vimos até agora que a identidade visual consiste na combinação de elementos visuais que refletem uma marca.
E que ela abrange itens como:
- logotipo;
- cores;
- frases e tipografias; e
- embalagens.
Falaremos agora sobre branding e posicionamento de marca no mercado. Já trouxemos aqui neste blog muitas dicas para criar uma marca forte nas redes sociais. Poucos sabem, mas identidade visual, marca e branding fazem parte dessa estratégia.
A sua marca é representada pelo seu logotipo. Seja como for, ele será utilizado em todos os lugares, sempre da mesma maneira ou com variações mínimas para adequação de tamanho.
Já o branding envolve todo o processo de criação de uma marca. Ele vai muito além dos aspectos visuais ou gráficos. O branding envolve cultura e valores da empresa, tom de voz no atendimento e nos canais de comunicação com o cliente.
O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões com o cliente para que ele escolha a sua marca no momento de decisão de compra.
Cada tipo de negócio tem um determinado discurso no mercado. Se você trabalha com produtos ecologicamente corretos e naturais, por exemplo, você precisa transferir esses valores para os clientes e agir em conformidade com esse discurso.
Nesse caso, você provavelmente vai optar por sacolas personalizadas biodegradáveis, que está em conformidade com o seu empreendimento de produtos naturais e ecologicamente corretos.
Todos os passos que uma marca dá, desde a criação do logotipo, discurso, tom de voz, valores da empresa, pessoas que irão representá-la, ajudam a construir a personalidade da marca na mente do consumidor e aquele velho ditado de que a primeira impressão é sempre a que fica faz muito sentido aqui, porque é dessa forma que o cliente para a enxergar a sua marca.
Dicas para construir uma boa identidade visual
1. Adeque o seu logotipo
Pense em todos os formatos nos quais ele irá aparecer: versão impressa, web, desktop, mobile. É importante que, no momento da criação da sua marca, ele também seja pensada para todos os formatos. Pense também na facilidade de leitura e entendimento do nome quando estiver em versões reduzidas.
2. Crie o seu próprio manual de marca
No manual, devem estar todas as cores e variações que a marca pode ter, fonte usada na sua criação, como ela deve ser aplicada em materiais, versões reduzidas e ampliadas etc.
3. Conquiste o público através do visual
O que você puder fazer para investir em design de produtos e embalagens, faça! Cliente adora mimos e as redes sociais estão aí para provar isso. Quer um exemplo? A loja Imaginarium oferece seus produtos em sacolas de papel extremamente elegantes e com cores atrativas. É a identidade visual que ela construiu e que todo mundo adora. Afinal, que não gosta de receber um lindo presente embalado em uma linda sacola de papel, não é mesmo? E ainda postar no Instagram “#recebidinhos”.
4. Escolha um tom de voz adequado
Como é a linguagem da sua marca? É descontraída? É formal? Você precisa adequar a linguagem ao público.
A linguagem é uma ferramenta muito forte de conexão.
5. Canais de comunicação
Onde está seu público? Quais canais ele usa para se relacionar com marcas e pessoas?
Existem diversos canais onde você pode se relacionar com o seu cliente, como por exemplo WhatsApp, redes sociais, e-mail, telefone. Você não precisa estar presente em todos os canais, mas sim nos que tem um papel estratégico para o crescimento do seu negócio. Aqui na Micro Art, por exemplo, utilizamos muito o WhatsApp.
Escolha os canais que mais fazem sentido para o seu negócio.
6. Busque conteúdo
Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda somente o ranqueamento no Google, mas faz com que sua empresa ganhe visibilidade e autoridade no meio em que atua.
Procure criar conteúdos que ajude o seu público. Os clientes costumam ter muitas dúvidas na hora de comprar. Por exemplo nossos clientes, aqui da Micro Art, sempre têm dúvidas com relação a modelos de sacolas personalizadas de alta e baixa densidade.
Em nosso site, procuramos esclarecer todas as dúvidas através de conteúdo explicativo. Faça o mesmo, ajude seu cliente com dúvidas frequentes.
Gostou das dicas? Deixe aqui o seu comentário, junto com sugestões de textos para o nosso blog!
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.