Muitos clientes têm dúvidas sobre a diferença entre polietileno de baixa (PEBD) e alta densidade (PEAD). Neste post, ajudaremos você a esclarecer de vez as suas dúvidas, de forma rápida e simples. Vamos lá:

PEBD – é um plástico mais maleável e mais brilhoso, o que o torna mais elegante. É muito procurado por boutiques de roupa e principalmente por lojas de shopping centers.

PEAD – é um plástico mais resistente e mais opaco. Pela sua resistência e preço, atende a maioria dos setores, como: mercados, açougues, material de construção, farmácias, produtos para o lar e um número infinito de lojas.

A maior diferença, no entanto, está no preço. Embora o quilo do plástico seja o mesmo tanto para o PEBD como para o PEAD, as sacolas em PEAD se tornam mais baratas por serem mais leves. O que não significa que são mais frágeis, pelo contrário, as sacolas de PEBD, para suportarem o mesmo peso suportado pelas sacolas em PEAD, precisam ser 3 vezes mais grossas. Por isso as sacolas em PEAD são as mais utilizadas.

As sacolas PEAD no modelo alça camiseta (utilizadas por supermercados, por exemplo) tem em sua composição um percentual de polietileno PEBD, assim elas ficam um pouco mais flexíveis. Já o modelo alça vazada não leva o PEBD e, dessa forma, podemos observar que a sacola fica mais durinha. Por que isso?

O modelo alça camiseta é muito mais resistente, podendo então ser mais fina, o que barateia significativamente seu preço. Já o modelo alça vazada é um pouco mais frágil, então a sacola precisa ser mais grossa e com o material 100% de PEAD.

Já as sacolas de PEBD, mesmo no modelo alça camiseta, precisam ser mais grossas, pois este tipo de plástico é mais frágil, como o próprio nome diz “baixa densidade”. Exemplificando: Uma sacola de PEAD na medida 40x50x0,04 micra de espessura suporta em torno de 5Kg. Para uma sacola de PEBD na mesma medida suportar os mesmos 5 Kg, ela precisará ter 0,12 micras de espessura, ou seja, ela custará 3x mais que a sacola de PEAD.

Gostaram da explicação? Comente aqui embaixo e, caso haja alguma dúvida, entre em contato conosco para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *